carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – Serviço de cravação de estacas para pontes custará R$60 mil

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

por – Sebastião Amorim - Com a “chuva torrencial” que caiu sobre parte da cidade de Araputanga, no dia 28 de janeiro, o prefeito da cidade decretou situação de emergência, através do Decreto nº 10/2023.

Uma das matérias publicadas na Folha, dia 28 de janeiro, demonstrou a queda das cabeceiras de uma das pontes, no Córrego das Pitas, ponte construída próximo à propriedade do Senhor Sato.

ENCURTARAM A PONTE?

Como as chuvas continuam a cair e podem  se estender pelo mês de março, a ponte que deveria ter sido construída em maior extensão,  não suportou o teste da enxurrada e, por ser curta, a enchente solapou as cabeceiras e, aparentemente precisará de novo bate-estaca e, quem sabe, de completa reconstrução.

Entre outras, talvez para tal empreitada, o município contratará por dispensa de licitação, pelo valor de R$60.000,00 (sessenta mil reais), empresa especializada em Serviço de cravação de estacas de madeira para estrutura de pontes.

A reportagem não conseguiu confirma, porém, é possível que a ponte cujas cabeceiras ruíram, tenha sido construída em 2022; caso a informação esteja correta, o artefato de madeira sequer durou um ano..

DUAS PONTES, NEHUMA PRESTA

A existência de duas pontes construídas em paralelo pode indicar algo anormal. Não se pode negar o fato, pois, se uma ponte está interditada e a outra não pode passar veículo com carga pesada, fica a mensagem que nenhuma presta.

VIGÊNCIA

O Decreto municipal que vige por 180 dias prevê dispensados de licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência.

VEJA OUTRAS FOTOS DAS PONTES.

 

 

 

MATÉRIA RELACIONADA

ARAPUTANGA – Buracos nas cabeceiras de uma ds pontes do Córrego das Pitas, próximo à Chácara do Sato